RELAT RIO FINAL 2
INTRODUÇÃO
O presente relato de experiência corresponde ao Estágio Supervisionado, proposto pela disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica lV do 5º período do Curso de Pedagogia, com a intenção de analisar a gestão administrativa escolar por meio de observação, análise de documentos, relatos de experiências e pesquisa etnográfica dos sujeitos envolvidos no processo educacional. A natureza deste relato é crítico reflexivo, buscando relacionar as práticas desenvolvidas no ambiente escolar com a teoria apresentada durante a disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica lV e outras já ministradas ao longo do curso. Por meio deste relato serão apresentadas todas as observações realizadas dentro da escola como os aspectos físicos, estruturais e pedagógicos.
O estágio foi realizado em duas etapas sendo que, quatro visitas foram realizadas no período noturno e uma visita no vespertino. A escola funciona em três turnos sendo que no período matutino e vespertino funciona a educação infantil e ensino fundamental I e II e no noturno funciona o EAJA.
O respectivo trabalho aborda especificamente a relação entre teoria e prática pedagógica no processo de Estágio Supervisionado realizado na escola-campo. Este tem como finalidade apresentar dados da realidade na gestão administrativa no ambiente escolar.
Possibilitou-nos conhecermos a realidade dos educandos do EAJA, e como se estabelece a relações no processo de ensino-aprendizagem e os processos administrativos da escola campo.
Sendo que a educação é um direito de todos constituído por lei, uma delas LDBEN n° 9.394/96. Sendo assim, o ensino fundamental obrigatório e gratuito, deve ser garantido aos educandos oportunizando o desenvolvimento da capacidade de aprender e desenvolver habilidades em todos os âmbitos.
Mediante a tais determinações, o profissional docente deve está apto para corresponder determinadas exigências oferecer um ensino de qualidade que