Relat Rio 2 Final
INSTITUTO DE FÍSICA E QUÍMICA
RELATÓRIO
MASSA ESPECÍFICA DE UM SÓLIDO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Manoel Ribeiro da Silva
08 de abril de 2015
RESUMO:
Este relatório tem como objetivo registrar os resultados de medições de massa e densidade de corpos de diferentes materiais, bem como colocar em práticas os métodos de medições e propagações de incertezas.
Foram usados dois corpos de materiais diferentes que tiveram sua massa e volume medidos para a obtenção da massa específica.
INTRODUÇÃO:
A propagação da incerteza de medição sempre foi uma preocupação de profissionais do meio acadêmico. Isso se mostra muito necessário durante a obtenção de medidas secundárias (aquelas impossíveis de serem determinadas através da observação de um instrumento, que requerem cálculo).
No caso, a obtenção da massa específica de um corpo envolve medições de massa e volume. Cada medida dessas carrega uma incerteza, que deve ser levada em conta no cálculo da densidade.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Balança de precisão analógica Proveta com escala analógica Dois corpos de prova (ferro e alumínio) Água METODOLOGIA:
Os dois corpos tiveram sua massa medida através do uso de uma balança analógica e volume determinado por meio da observação do deslocamento da água no interior da proveta.
A fórmula utilizada para determinar a massa específica de cada corpo foi
A propagação do erro foi obtida através do uso da seguinte relação matemática:
ANÁLISE DOS DADOS:
Utilizou-se uma balança JB – modelo 007, unidade em grama, faixa nominal de medida de 0-610g, com precisão de medida de 0,2g e erro de 0,1g, com essa balança pesaram-se dois corpos distintos. O corpo A, de alumínio, pesou (30,4±0,1)g e o corpo B,