Relat rio experimento 02
Universidade Paulista-UNIP
Alunos: Shirlano Lourenço Farias RA: C08642-8 Wesley Henrique da Silva RA: C11071-0 Carlos Alberto Ribeiro Soares RA: C0518A-0
Turma: EE3P30
Curso: Engenharia Elétrica
Professor: Edgar Amaya
Disciplina: Laboratório de eletricidade básica
Introdução
O experimento teve como objetivo demonstrar as leis de ohm e aprendermos a utilizar os equipamentos de medidas elétricas como amperímetro e voltímetro.
Neste relatório iremos mostrar o que foi feito em laboratório os circuitos montados e os resultados conclusões obtidas m cada experimento feito em laboratório.
Materiais utilizados no experimento
- Dois multímetros digitais para efetuar as devidas medições.
- Conjunto de cabos para alimentação, montagem e medição do circuito.
- Painel acrílico contendo os componentes eletrônicos utilizados no experimento(resistências).
- Uma fonte ajustável de tensão contínua(VCC).
Fundamentos teóricos
A Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador, o físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854), afirma que, para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica.
Primeira lei de ohm
Quando essa lei é verdadeira num determinado condutor mantido à temperatura constante, este denomina-se condutor ôhmico. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:
ou
onde: é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou d.d.p.) medida em volt (V); é a intensidade da corrente elétrica medida em ampère (A) e é a resistência elétrica medida em ohm (Ω).
Essa expressão não depende da natureza de tal condutor: ela é válida para todos os condutores. Para um dispositivo condutor que obedeça à lei de Ohm, a diferença de potencial aplicada é proporcional à corrente elétrica, isto é, a resistência é independente da diferença de