bromatologia pratica 6 rotulagem
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) elaborou, nos anos de 2000 e 2001, a legislação que determina as informações nutricionais obrigatórias a serem veiculadas nos rótulos de alimentos. (BRASIL, 2001)
Segundo a legislação brasileira, rótulo é toda inscrição, legenda, imagem ou toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada em relevo, litografada ou colocada sobre a embalagem de um alimento. Tais informações destinam-se a informar o consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento, e compreende a declaração do valor nutricional e das propriedades nutricionais. (BORGES, 2011)
A rotulagem dos alimentos deve ser feita exclusivamente nos estabelecimentos processadores, habilitados pela autoridade competente do país de origem, para elaboração ou fracionamento. Quando a rotulagem não estiver redigida no idioma do país de destino deve ser colocada uma etiqueta complementar, contendo a informação obrigatória no idioma correspondente com caracteres de tamanho, realce e visibilidade adequados. Esta etiqueta pode ser colocada tanto na origem como no destino. No último caso, a aplicação deve ser efetuada antes da comercialização. (BRASIL, 2002)
A atenção às características nutricionais dos alimentos tem aumentado entre consumidores, indústrias de alimentos, políticas governamentais e mídia em geral (CASSOTI,1998). Entre os fatores que mais influenciam o destaque a esse tema estão à busca de hábitos mais saudáveis visando à melhoria da qualidade de vida e a relação estabelecida entre as doenças crônicas nãotransmissíveis, a obesidade e a alimentação. (GARCIA, 1997)
O presente trabalho teve como objetivo conhecer as informações obrigatórias exigidas pela Resolução nº 94 de novembro de 2002 e RDC nº 360 de dezembro de 2003, como verificar se os produtos estão de acordo com o preconizado e determinar o peso bruto e peso líquido desses produtos.
2 METODOLOGIA
A análise foi realizada no