Relat rio Experiencia 4
4º Experiência:
Princípio de Stevin
ÍNDICE
ÍNDICE 2
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 3
MATERIAIS UTILIZADOS 3
RESULTADOS 3
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 4
CONCLUSÃO 5
ACOMPANHAMENTO FOTOGRÁFICO 5
INTRODUÇÃO
Através do experimento do Princípio de Stevin foi possível calcularmos a diferença de pressão existente entre dois pontos de um certo fluído (água), que estava tanto em equilíbrio como sob a ação da gravidade existente.
Adotamos procedimentos como a utilização do painel hidrostático, e assim identificamos que a pressão manométrica em um ponto, da altura de um líquido em equilíbrio é igual ao produto do peso específico pela profundidade do ponto.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Simon Stevin, foi um físico e matemático que concentrou suas pesquisas nos campos da estática e da hidrostática, no final do século XVI, e desenvolveu estudos também no campo da geometria vetorial. Demonstrou experimentalmente, que a pressão exercida por um fluído depende exclusivamente da sua altura.
O teorema de Stevin ou Lei de Stevin é um prinípio físico que estabelece que a pressão num ponto de um líquido de densidade d e à profundidade h é igual a pressão atmosférica (exercida sobre a superfície desse líquido. A Lei de Stevin está relacionada ás verificações que podemos fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos.
MATERIAIS UTILIZADOS
1 painel hidrostático
1 suporte com haste, tripé e sapatas niveladoras
1 seringa de 10ml com prolongador
1 copo de Becker com 250ml
Água
RESULTADOS
Leitura das posições atingidas pelas superfícies Y e Y’ Y = 0,034m Y’= 0,034m Resultados obtidos no primeiro experimento ( superfície y’ subindo 5 mm)
Y= - 5mm
Desnível de Δh= 10mm
Resultados obtidos no segundo experimento ( Desnível de Δh para um ascensão de 4mm para 7,5mm)
Desnível de Δh = 7,0mm
Y= 3,5mm
Y’= 3.5mm
Resultado obtido no terceiro experimento ( Introduzindo o valor de Δh na expressão do