Relat rio Experiencia 6
6º Experiência:
Determinação Dinâmica da Constante elástica da mola Helicoidal
ÍNDICE
ÍNDICE 3
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 4
MATERIAIS UTILIZADOS 4
RESULTADOS 5
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 5
CONCLUSÃO 6
ACOMPANHAMENTO FOTOGRÁFICO 7
INTRODUÇÃO
Através do experimento para determinar a dinâmica elástica da mola helicoidal, podemos observar a deformação da mola e o movimento executado pela massa com o decorrer do tempo (esse movimento é o movimento harmónico simples).
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
O movimento harmônico simples (MHS) é o movimento oscilatório ocorrido quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e opõem ao deslocamento. É um tipo de frequência do movimento,onde oscila a massa. É explicável por um modelo matemático para alguns movimentos vibratórios observáveis em alguns fenômenos (pêndulo ou vibração molecular).
Num modelo físico construído com molas, o movimento harmônico simples é observável em massas presas a uma mola ligada a um suporte rígido, como uma parede. Se o sistema está na posição de repouso, diz-se em equilíbrio estático.1 No entanto, se a massa é deslocada a partir da posição de equilíbrio, uma reposição do mesmo vai ser exercida pela mola, chamada de elasticidade, seguindo assim a Lei de Hooke.
Matematicamente, a força resultante F é dada a partir de onde F é uma força elástica exercida por uma mola (no SI: Newton N, k na Lei de Hooke (N·m−1), e x que é o deslocamento a partir da posição de equilíbrio (em m).1 Contudo, para qualquer movimento harmônico simples, determina-se que quando o sistema é deslocado de sua posição de equilíbrio, uma força restauradora que obedece à lei de Hooke tende a restaurar o sistema para esse equilíbrio. Uma vez que a massa é deslocada da sua posição de equilíbrio, experimenta uma força resultante de restauração. Como resultado, ela acelera e começa a voltar à posição de equilíbrio.
Quando a massa se aproxima da posição de equilíbrio, a força