Relat rio ENTRE RIOS Renan
Aluno: Renan Sérgio de Oliveira – RA 2446034138
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
Turma N2
Professora Neila
RELATÓRIO
TEMA: ENTRE RIOS – URBANIZAÇÃO DE SÃO PAULO
Esse vídeo Entre Rios Aborda a vivência e faz uma crítica ao modelo rodoviário da cidade que foi pensado nos moldes europeus que dão certo, mas adaptados para o Brasil, pulou etapas no processo de implementação.
O vídeo mostra a explicação do porquê da cidade alagar e estar entupida de carros.
Se você é morador da cidade de São Paulo deveria ver o vídeo e saber que os rios que antes passavam por cima da terra em leitos bem largos, hoje passam por baixo.
São Paulo de Piratininga, que nasceu entre os Rios Tamanduateí e Anhangabaú, transformou-se num lugar onde a população não nota a existência de qualquer água corrente. Todos os rios foram canalizados. Hoje 7 milhões de automóveis circulam sobre córregos. “A urbanização foi tão violenta que ocupou o lugar dos rios. Fomos nós que criamos as enchentes”, diz a professora do Departamento de Geografia da USP, Odette Seabra, no filme.
Mais do que darem lugar aos carros, os rios tornaram-se canais de escoamento de água e esgoto. Tudo isso está ligado a decisões políticas que vêm priorizando um urbanismo rodoviarista. Desde quando optou-se pelo projeto de Prestes Maia, prefeito de 1938 a 1945, em detrimento da proposta do engenheiro Francisco Saturnino de Brito, que pretendia garantir a integridade da várzea do Rio Tietê.
Muitas vezes no dia-a-dia frenético de quem vive São Paulo eles passam desapercebidos e só se mostram quando chove e a cidade para.
Mas não sinta vergonha se você não sabe onde encontram esses rios! Não é sua culpa! Alguns foram escondidos de nossa vista e outros vemos só de passagem, mas quando o transito para nas marginais podemos apreciar seu fedor. É triste mas a cidade está viva e ainda pode mudar!