Resumo De 2 GM
Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Antecedentes
1938: Anexação da Áustria (Anschluss) e intenção de anexação dos Sudetos (região pertencente a Tchecoslováquia fronteiriça a Alemanha) pela Alemanha nazista. Diante da passividade Anglo-Francesa, Hitler e o Primeiro Ministro inglês Neville Chamberlain firmaram o Tratado de Munique, que estabelecia a anexação dos Sudetos ao território alemão. Dessa forma, o líder britânico esperava evitar a explosão da guerra de qualquer forma. Haveria dito: “haverá paz em nosso tempo”. Entretanto, contrariando o acordo, Hitler invadiu e anexou toda a Tchecoslováquia, fato que sinalizava a proximidade de um conflito caso o expansionismo do Terceiro Reich continuasse.
“Entre a desonra e a guerra, escolheste a desonra, e terás a guerra” (Winston Churchill, sobre Chamberlain).
1939: Hitler e Stalin (URSS) firmaram o Tratado Ribbentrop-Molotov (Tratado de Não-Agressão). O inesperado acordo dividia a Polônia (que seria a próxima etapa do expansionismo nazista) entre os dois países, ficando a Alemanha com o “corredor polonês”, região que dava saída para o mar á Polônia e os soviéticos com a parte leste da Polônia e as regiões da Estônia, Lituânia Letônia e Finlândia. Dessa forma, com a proximidade da invasão polonesa estava desenhado o início da segunda grande guerra.
Primeira parte: 1939-1941 (O avanço nazista)
1939: 1/9: Invasão da Polônia (Hitler usa a tática da Blitzkrieg, que consistia em utilizar em conjunto o bombardeio aéreo da Luftwaffe, os tanques Panzer e o avanço dos soldados com armamentos leves) e a conquista daquela região pelos alemães, dividindo-a com a URSS. Ainda nesse ano, Hungria, Bulgária e Romênia se renderam. A seguir, a Alemanha anexou a Dinamarca, Noruega, Luxemburgo, Bélgica e Holanda.
1940: Churchill assumiu o cargo de Primeiro Ministro inglês. Finalmente, os nazistas conquistaram a França. Tropas anglo-francesas fugiram para a Inglaterra (fuga de Dunquerque). França foi dividida em