RELAT RIO ensaio de traçao
Bruna Pessoa
Eliane Sousa
Rebeca Lima
Thiago Almeida
ENSAIO DE TRAÇÃO COM CORPO DE PROVA DE ALUMÍNIO
SALVADOR
2014
Bruna Pessoa
Eliane Sousa
Rebeca Lima
Thiago Almeida
ENSAIO DE TRAÇÃO COM CORPO DE PROVA DE ALUMÍNIO
Trabalho apresentado como requisito parcial para a avaliação da disciplina Materiais de Engenharia do curso de Engenharia de Produção – UNIFACS, sob a orientação da Profa. Maria Doroteia Costa Sobral.
SALVADOR
2014
SUMÁRIO
1. OBJETIVOS 4
2. INTRODUÇÃO 5
3. EXPERIMENTO 6
4. MATERIAL UTILIZADO 7
5. RESULTADOS 8
5.1 Estricção (Z) 8
5.2 Limite de Resistência (): 8
5.3 Alongamento (A): 8
5.4 Limite de escoamento (): 9
5.3 Limite de Proporcionalidade (): 9
5.4 Módulo de Elasticidade (E): 9
5.5 Módulo de Tenacidade (UT): 10
5.6 Módulo de Resiliência (UR): 10
5.6 Números: 10
6. METODOLOGIA 11
7. CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIA 13
ANEXO A 14
ANEXO B 15
1. OBJETIVOS
O objetivo do presente ensaio foi à utilização da técnica de ensaio de tração para verificar a resistência do corpo de prova, colocando em destaque suas principais características, bem como exibir seu regime elástico, escoamento, regime plástico e, enfim, seu ponto de ruptura. Tendo como objetivo conceder aos alunos a oportunidade de fixar os assuntos compreendidos em sala de aula ao aplicar os conhecimentos sobre tensão e deformação em testes reais. Identificando o tipo de material utilizado no ensaio e determinando a tensão máxima que o material pode suporta, o quanto ele deforma e sua tensão de ruptura.
2. INTRODUÇÃO
O ensaio de tração é um importante método para a determinação de vários parâmetros para a caracterização de um material. Quando um corpo de prova é submetido a um ensaio de tração, a máquina de ensaio fornece um gráfico que mostra as relações entre a força aplicada e a deformação ocorrida durante o ciclo entre eles pode citar a tensão máxima que esse material pode suportar quando