RELAT RIO ENSAIO DE TRA O
CENTRO DE CIENCIAS DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS
PROF.: CLÉSIO CRUZ MELO
“ENSAIO DE TRAÇÃO”
ALCIDES ALEXANDRE MOREIRA
LEONARDO NUNES CHAGAS
NICOLAS EDUARDO SILVA SOUSA
TERESINA, NOVEMBRO DE 2014
SUMARIO
1. Introdução
2. Objetivo
3. Dados do Corpo de Prova
4. Resultados Conseguidos
5. Conclusão
6. Referencias
1- Introdução:
Cada material possui características próprias: o ferro fundido é duro e frágil, o aço é bastante resistente, o vidro é transparente e frágil, o plástico é impermeável, a borracha é elástica, o tecido é bom isolante térmico, etc. Dureza, fragilidade, resistência, impermeabilidade, elasticidade, condução de calor, são exemplos propriedades próprias de cada material.
As propriedades mecânicas aparecem quando o material está sujeito a esforços de natureza mecânica. Isso quer dizer que essas propriedades determinam a maior ou menor capacidade que o material tem para transmitir ou resistir aos esforços que lhe são aplicados. Essa capacidade é necessária não só durante o processo de fabricação, mas também durante sua utilização.
Um ensaio de tração consiste, basicamente, em submeter um corpo de prova a uma taxa de aumento de força trativa ate a sua ruptura. O corpo de prova é preso às garras de fixação da maquina, então se inicia a aplicação de força. A máquina fornece dados que possibilitam obter um gráfico que relaciona tensão e deformação ao longo da amostra. Através disto obtêm-se dados quantitativos das características mecânicas do material. Nesse experimento foram utilizados três corpos de prova, ambos com 10,0 mm de diâmetro e 200,0 mm de comprimento, de aço GG-50. A partir dos dados obtidos no ensaio de tração foi possível obter informações complementares do material.
O ensaio de tração é padronizado por normas técnicas, entre elas a NBR-6152 da Associação Brasileira de Normas