Relat rio da pratica de ensaio de tra o
Av. Fernando Osório, nº 2209 – Pelotas RS
Relatório de aula em laboratório – Ensaio de tração
Pelotas – RS, 27/05/2015
Pedro Feijó van Nouhuys - RA: 6655387728
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
5ª Serie
Introdução:
Já pensou se não soubéssemos o quanto um cabo de aço tem como limite de tensão? Ou o quanto o perfil do tubo de um cambão suporta tracionar? Certamente correríamos sérios riscos. O ensaio de tração de materiais, fundamental para o conhecimento e compreensão do comportamento de cada material sob condições severas de tração, é essencial para que saibamos os limites da deformação plástica, da deformação elástica e o ponto de ruptura. Sem ele, por exemplo, não saberíamos o quanto uma treliça, uma ponte, um cabo de aço ou uma prensa hidráulica suporta de tração. Assim sendo, estes dados gerados no ensaio são essenciais em diversas áreas, da engenharia naval a arquitetura ao nosso dia a dia.
Objetivos:
O ensaio de tração tem como principais objetivos fornecer dados sobre o material em questão. Os dados mais relevantes são a tensão e a deformação (que geram uma curva onde se pode definir com precisão os limites entre deformação plástica e deformação elástica), nos permitindo assim, calcular o módulo de elasticidade do material através da Lei de Hooke.
Materiais e Metodologia:
Para este ensaio foi utilizado um corpo de prova de aço 1045 em uma maquina de ensaio kratos TRCv61307 – USB. O material é fixado em duas pinças na posição vertical e no software da maquina são inseridos os dados desejados para o ensaio em questão, são eles: pré-carga, célula de carga, velocidade de deslocamento, humidade relativa do ar e temperatura. Também são inseridos nesta faze do ensaio os dados relativos ao cliente, identificação e norma do mesmo. Somente então a maquina de ensaios é posta para funcionar, tracionado o corpo de prova até seu