Flexibilidade
X
EXERCÍCIO FÍSICO
DEFINIÇÃO.
É a capacidade dos tecidos corporais esticarem sem danos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupo de articulações com a capacidade de mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento. O trabalho de flexibilidade auxilia na saúde articular e na elasticidade muscular, melhorando os padrões técnicos do movimento. Tendo em vista que a flexibilidade é uma aptidão física treinável, quanto mais se executa, melhor é o desempenho do movimento e flexibilidade corporal.
Flexibilidade ativa
E a maior amplitude de movimento alcançada usando apenas a contração muscular dos músculos agonista e sinergistas, enquanto os antagonistas são alongados.
Flexibilidade passiva
É a maior amplitude de movimento que se pode assumir utilizando forças externas.
Flexibilidade estática
Definida através da manutenção de uma determinada posição articular por um certo período de tempo.
Flexibilidade Dinâmica
Habilidade de se utilizar a amplitude de movimento na performance de uma atividade física em uma velocidade normal ou rápida.
Fatores que afetam a Flexibilidade
Ligamento, tendões, músculos, pele, lesões, tecido adiposo, podem influenciar a flexibilidade e consequentemente a amplitude do movimento.
Testes de flexibilidade
Teste de leighton
Goniometria
Teste de Beighton-Hóran
Teste de sentar e alcançar.
Benefícios
Embora o aprimoramento e manutenção de uma amplitude de movimento ajuda a melhorar a qualidade de vida e auxilia no desempenho esportivo, a flexibilidade é um componente frequentemente negligenciado em um programa de condicionamento físico. O treinamento de flexibilidade é considerado um aspecto importante para o aumento do desempenho de inúmeras modalidades esportivas e também como componente da aptidão física relacionada a promoção da saúde e bem-estar.
A importância de treinar a flexibilidade
Ela é um componente importante para todo o programa de treinamento. Ela é utilizada por varias