Relat Rio Do Experimento 3
INSTITUTO DE QUÍMICA
QFL - 4425 – FÍSICO QUÍMICA EXPERIMENTAL
EXPERIMENTO 3
PICNOMETRIA E COLUNA DE DENSIDADE
Dupla
Bárbara de Castro Lopes Nº USP: 8534848
Diego Miranda de Souza Costa: N°USP: 8124740
São Paulo, 16 de março de 2015.
OBJETIVO
Determinar a densidade de diferentes polímeros através de dois métodos diferentes, picnometria e coluna de densidade.
INTRODUÇÃO
Como o objetivo do experimento é determinar densidades de polímeros, temos que ter explicado esses dois conceitos.
Polímeros, segundo a definição da IUPAC, são moléculas de massa molecular relativamente elevada, cuja estrutura compreende essencialmente a repetição múltipla de unidades derivadas, efetiva ou conceitualmente, a partir de moléculas de massa molecular relativamente baixa.
Os polímeros apresentam propriedades físicas e químicas como estabilidade térmica, resistência à ação química, propriedades mecânicas, entre outros, que determinam a sua grande utilidade.
A densidade (ou massa especifica) é dada pelo quociente da massa de uma substancia pelo seu volume, e assim podemos dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em um determinado volume.
Sabemos que a densidade é uma propriedade intensiva e que pode variar com a temperatura, pois o volume é diretamente proporcional a esta. No experimento usamos a agua a 24º C, com valor de densidade 0,992 g/cm3.
Uma das etapas fundamentais no estudo de polímeros é a sua caracterização, como a determinação de sua densidade. Atualmente existem diferentes métodos para a determinação desta propriedade, entre elas a picnometria e a coluna de densidade, que foram as que utilizamos. A picnometria é uma técnica que satisfatoriamente pode medir a densidade de sólidos através da medida indireta do volume dos mesmos.
Figura 1. Etapas de uma picnometria classica, utilizando agua para exemplificar.
A segunda técnica utilizada foi a construção de um gradiente de densidades em uma