Relat rio do Experimento 3 Lab
Resumo
O experimento consistiu em determinar experimentalmente os valores da tensão (Ei) e resistência (Ri) de Thévenin e comparar com os valores esperados pelo teorema de
Thévenin. Além disso, verificar que a potencia transmitida (Pu) para uma resistência é máxima quando a resistência de usuário (Ru) é igual à Resistência de Thévenin (Ri). Os resultados encontrados foram Ri = (68,4 ± 0,5)Ω e Ei = (0,929 ± 0,009)V.
Metodologia experimental
No experimento realizado, caracterizamos uma fonte de tensão formada por um divisor de tensão, montado no laboratório. Utilizamos esse divisor de tensão para analisar experimentalmente o teorema de Thevenin.
Primeiramente, para montar o divisor de tensão, utilizamos dois resistores de valores nominais R1 = 220 Ω e R2 = 100 Ω, valores estes que foram conferidos por meio da medição com um multímetro (ajustado na função Ohmímetro), e uma fonte eletrônica de tensão ajustável de 0 a 15V, como indicado na figura 1(a). Com o voltímetro da marca, regulamos a tensão na fonte ajustável para 3V e verificamos com o mesmo aparelho, a tensão de saída do divisor que deveria ser de 1V.
Conectamos o divisor de tensão a uma resistência de década. Essa resistência foi utilizada como a resistência de usuário (Ru) do teorema de Thévenin. Conectamos, então, mais dois aparelhos: o voltímetro, colocado em paralelo com a resistência de década, e o miliamperímetro conectado em série com o sistema. A montagem desse sistema está indicada na figura 1(b) a seguir.
Figura 1(a): Montagem do divisor de tensão utilizado no experimento. (b) Circuito equivalente de Thévenin utilizado no experimento. (Fonte: Apostila do experimento)
Resultados e Análises
# Tabela de dados e estudo da tensão fornecida ao usuário
Após a montagem do circuito, iniciamos a coleta de dados experimentais. Ao todo foram coletados 20 pontos. Destes, 14 valores foram igualmente espaçados por intervalos de 77 Ω, obtendo