Paper Pronto 1
Sumário: Introdução; 1 Títulos de Créditos; 1.1 Origem; 1.2 Conceitos; 1.3 Fundamentos e Atributos; 2 O Boleto Bancário; 2.1 Conceito; 2.2 Emissão; 3 Título de Crédito e o Boleto Bancário; Conclusões.
RESUMO
O presente artigo trabalha a temática da possibilidade do boleto bancário ser usado como título de crédito, assim analisa as características dos títulos referidos e a legislação a respeito para assim definir se pode ser usado ou não como título de crédito.
Palavras-chave : Títulos de Créditos, Boleto Bancário, Legislação.
INTRODUÇÃO
O propósito do presente trabalho não consiste em esgotar a matéria a seguir tratada. Antes, se propõe a uma rápida abordagem do assunto apresentado, que diz respeito à possibilidade do boleto bancário como titulo de crédito. Com a adoção do meio cibernético, que substitui o papel por recursos menos onerosos, as empresas passaram a remeter os dados que envolvem as transações comerciais aos bancos, e estes, apenas com base nos registros eletromagnéticos recebidos passaram a emitir os boletos de cobrança. Esta tem sido a prática comum nas relações comerciais, haja vista que constituem procedimento mais simples, barato e ágil do que o exigível para a emissão de duplicatas ou outros títulos de crédito.
Este meio de cobrança, originário da crescente evolução tecnológica, desponta como o mais moderno e eficiente. Dessa forma, o objetivo do boleto bancário, que originalmente era forma dinâmica e prática de cobrança, passou a ser usado como titulo de crédito, e, ainda, a partir dele legitimar o ajuizamento da ação de execução.
1 TÍTULOS DE CRÉDITOS.
1.1 Origem
Muitas versões se tem tido quanto ao surgimento dos títulos de créditos, porém a mais usada é que a origem lógica do surgimento destes se deu durante a Idade Média devido ao intenso tráfico mercante existente entre as cidades Italianas onde cada qual possuía sua moeda. Sendo assim era necessária a troca da moeda do local de