Relat Rio De F Sica
Tópicos de Física Geral e Experimental
Profª
Brasília - DF
21 de maio de 2015
Resumo
O experimento tem por objetivo principal determinar um valor aproximado da constante de π (o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro). Com base nas medidas dos objetos da experiência (cilindros, esferas e cano de PVC), utilizando parquímetro régua e barbante. Levantar precisão dos diferentes instrumentos de medida, possíveis erros de medidas, e mostrar erro percentual do valor obtido com a constante de π para cada objeto.
Introdução
Nesse experimento realizaremos medidas com objetos circulares, como um pedaço de cano, uma esfera e uma bola de gude. Cada medida retirada dos objetos foram anotadas e calculadas para achar o valor de pi(π) , que é o objetivo do experimento. Utilizamos diversos equipamentos para tirar as medidas que precisaríamos para calcular o valor de π, os equipamentos utilizados foram: a régua, o paquímetro, o micrometro e um barbante. Para acharmos os valores de π em cada objeto, usamos a seguinte fórmula, onde o π é o valor da razão entre comprimento e diâmetro. Com essa fórmula e com as medidas retiradas de todos os objetos, conseguimos chegar a valores próximos do de π, que é aproximadamente 3,14. Não conseguimos chegar ao seu valor exato. No entanto várias medidas foram refeitas e calculadas diversas vezes para podermos chegar a um valor mais preciso. Mas o que se pode dizer desse experimento é que, embora o número de π seja um número não tão difícil de encontrar deve-se ter muito cuidado, atenção e paciência para que esse valor pode ser encontrado com uma maior exatidão.
Procedimentos/ Resultados Materiais Utilizados:
Micrômetro;
Paquímetro;
Réguas;
Barbante/nylon
Procedimentos: Utilizamos o micrômetro para realizar a medida da circunferência das esferas para isso deveríamos tomar nota que:
1 volta no micrômetro = 50 centésimos ou meio milímetro, logo
2