Relat Rio De Quimica 10
Profª : Rafaela Rodrigues
Titulo:
Transferência Eletrônica
Introdução:
A transferência eletrônica baseia-se no princípio da Oxi-Redução, onde Oxidação é a perda de elétrons por um átomo e redução é o ganho de elétrons por um átomo.
Para átomos metálicos a perda e ganho de elétrons é medida pelo potencial elétrico “E°” medido em volts. Todo o átomo que perde e ganha elétrons tem seu “E°”. Chama-se de transferência eletrônica ao fenômeno que ocorre quando colocamos em contato, pelo menos dois metais diferentes, em que se observa que o metal de maior E° transfere elétrons para o metal (íon metálico) de menor E°.
A variedade de reações químicas que envolvem oxidação-redução no cotidiano é surpreendente. Calculadoras, brinquedos, lâmpadas, rádios e muitos outros objetos eletroeletrônicos utilizam pilhas alcalinas para funcionarem. Outros processos como revelação fotográfica, fotossíntese, respiração, assim como os testes de glicose na urina ou de álcool no ar expirado são outros exemplos de reações que envolvem a transferência de elétrons.
Objetivo:
Verificar experimentalmente a transferência de elétrons entre placas de cobre, chumbo e zinco em meio às soluções de sulfato de zinco, sulfato de cobre e nitrato de chumbo identificando-as se houve a perda de elétrons (oxidação) ou ganho de elétrons (redução).
Materiais utilizados:
3 Béquer 150ml;
Palha de aço;
Reagentes:
ZnSO4,1M
CuSO4,1M
Pb(NO3)2),1M
Placas metálicas de Zn,Cu e Pb
Atenção:
Ao passar a lâmina de um Becher para o outro,deve –se lavar bem a mesma.
Procedimento Experimental
Separou-se lâminas de cobre (Cu),zinco(Zn) e chumbo(Pb).
Limpou-se as lâminas com uma palha de aço afim de ser removida a camada já oxidada existente.
Em três béqueres colocou-se (metade do béquer) solução de sulfato de zinco (ZnSO4),sulfato de cobre(CuSO4) e nitrato de chumbo(Pb(NO3)2),respectivamente.