ATPS MOlla
Pega Pega ou Pique Pega:
Como Brincar: O jogo começa elegendo um dos participantes como o pegador. Este passa a perseguir os outros jogadores. Quem for alcançado primeiro passa a ser novo pegador e pode haver vários pegadores. Já no pique-pega, os participantes escolhem um lugar para o pique, pode ser uma árvore, uma trave da quadra. O jogador que tocar o pique durante a perseguição não poderá ser pego, mas não pode ficar por ali por muito tempo.
Estimula: Velocidade, Coordenação Motora, Agilidade, Atenção.
Faixa Etária: A partir dos 3 anos
Cobra Cega:
Como Brincar: De olhos vendados, um dos participantes será a cabra-cega que tentará pegar os outros jogadores. O primeiro a ser pego passa ao posto de cabra-cega, além de alcançar os jogadores, o cabra-cega deverá adivinhar pela audição quem foi pego. É importante definir bem os limites da brincadeira e retirar do espaço qualquer objeto que possa oferecer riscos às crianças.
Estimula: Agilidade, Atenção, Audição e Noção de espaço.
Faixa Etária: A partir dos 7 anos
Bambolê:
Como Brincar: O bambolê é posicionado na altura da cintura e apenas com movimentos pélvicos são colocados para rodar. O objetivo é conseguir manter o bambolê girando pelo maior tempo possível em volta da cintura. Pode-se girar mais de um bambolê na cintura. Os braços, pescoço e pés também são apoios comuns nessa brincadeira.
Estimula: Ritmo, Coordenação Motora, Equilíbrio, Condicionamento Físico.
Faixa Etária: A partir dos 6 anos
Bolinha de Gude:
Como Brincar: O objetivo é acertar as bolinhas adversárias para capturá-las. Uma das versões tradicionais, os participantes desenham um triângulo no chão. Cada jogador coloca o mesmo número de bolinhas em qualquer lugar do círculo, reservando uma para ser a atiradora. Alternadamente cada jogador tentará acertar uma bolinha adversária de modo que ela saia da área marcada. Para isso lançará a sua atiradora, também do lado de fora do triângulo, com a ajuda do