Relat rio de Estudo de Caso
RELATÓRIO INFORMATIVO
I - TIPO DE SOLICITAÇÃO
Explicar a origem da demanda
II - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
INTERESSADO: dados demográficos do interessado
RECLAMADO: dados demográficos da pessoa denunciada
_____________________________________________
III – RELATÓRIO DE ATENDIMENTO
Aspectos psicossociais observados:
Para a realização da avaliação psicossocial requisitada à fl. XX efetuamos visitas domiciliares, atendimentos aos envolvidos e visitas institucionais ao Conselho Tutelar e à E.E, onde CRIANÇA frequenta a SÉRIE.
ADULTO é casado com ADULTA há cerca de XX anos, com quem teve X filhos:
FILHA1, X anos; FILHO, X anos e FILHA2, X anos. Todos os filhos já têm sua fonte de renda e saíram de casa, FILHA2 vive em OUTRA CIDADE, porém, FILHA1 reside próximo aos pais e se faz presente na vida familiar com maior frequência – vez por outra dorme na casa da família. ADULTA é professora na Escola Estadual, sob contrato administrativo, e ADULTO é aposentado – trabalhou como PROFISSÃO ADULTO.
No momento da segunda visita encontravam-se em casa CRIANÇA, FILHA1 e o casal – ao final apareceu também FILHO, que não se juntou aos demais para a entrevista. ADULTA portou-se como principal interlocutora e começou falando acerca da adoção de CRIANÇA, tratando-o por “nosso filho de coração” – frase repetida diversas vezes, inclusive por seu marido.
Segundo seu relato, os dois decidiram adotar uma criança porque seus filhos já eram adultos e precisavam preencher o espaço deixado, não queriam se sentir sozinhos
1/5
em casa. Conheceram CRIANÇA em uma visita à INSTITUIÇÃO X e se comprometeram com o processo formal de adoção quando o garoto tinha apenas três anos de idade.
Disse que a família enfrentou e continua enfrentando muitas dificuldades na educação de CRIANÇA, exemplificando com episódios em que ele teria cometido furtos, mentido acerca de atitudes e comportamentos tanto em casa quanto com os amigos da vizinhança e da escola. Alegou entender que o comportamento de seu