Relat Rio De Duo Trio
No teste duo-trio são apresentadas três amostras ao julgador, no entanto, este faz escolha somente entre duas, pois uma das amostras é rotulada como referência (R) ou padrão (P) e as outras duas são codificadas com algarismos aleatórios de três dígitos, sendo que uma das amostras de escolha é idêntica a referência. Aos provadores é solicitado indicar qual amostra é igual à referência. (OLIVEIRA, 2009).
O teste Duo-Trio apresenta como vantagens o menor número de avaliações, simplicidade de aplicação e pode ser com produtos de sabor forte, e como desvantagem, não identifica a intensidade do atributo. Ele objetiva determinar se existe diferença sensorial entre uma dada amostra e um padrão, especialmente quando as duas amostras têm suas características desconhecidas pelo julgador. O número de julgadores deve ser no mínimo de sete julgadores especialistas ou no mínimo de quinze julgadores selecionados. O teste de preferência pode ser considerado como uma das mais importantes etapas da análise sensorial. Expressa o julgamento por parte do consumidor sobre a qualidade do produto e pode ser afetados por vários fatores como, psicológicos, nutricionais, econômicos, sexo, idade, religião, etc. (GULARTE, 2009).
Este teste é mais adequado quando o produto tem características marcantes, como apimentado, oleoso ou características muito pouco intensas, que demandem ter uma amostra padrão, onde as amostras devem ser distribuídas em todas as posições possíveis, estas, podem ser apresentadas casualizadas nas permutações: AB, BA (para P = A) e AB, BA (para P = B). (OLIVEIRA, 2010).
Este trabalho teve por objetivo verificar se os julgadores percebem a diferença significativa entre os leites condensados da marca Glória e Italac.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 MATERIAIS
- Duas marcas diferentes de leite condensado
- Copos descartáveis
- Ficha
- Água
- Bolacha
2.2 MÉTODO
O teste Duo-trio foi aplicado a 15 julgadores. No teste foram apresentadas três amostras do