Pesquisa de Pr Projeto
Pré-Projeto de Pesquisa, apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Rerison Rodrigues de Oliveira.
PINDAMONHANGABA – SP
JUNHO/2015
Modelo de Projeto de Pesquisa
Identificação
Nome:
Registro Acadêmico (RA): Curso: Pedagogia
Semestre: 7° Polo ou unidade de ensino: Anhanguera
Tema
A CRIAÇÃO DO MÉTODO PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
O interesse pelo Método Paulo Freire de alfabetização de adultos data dos meados de 1963. Já um pouco antes se ficou sabendo, pelos noticiários da imprensa, primeiro, que havia um método, recém-elaborado, que alfabetizava em cerca de 40 horas e, segundo, que esta eficiência possibilitava verdadeira revolução no curso da velha batalha nacional contra o analfabetismo. No momento deu-se pouca importância às informações: mais um "milagre", pensado, e destinado à vala comum das panaceias vez por outra anunciadas para os problemas de educação popular. Logo percebido o engano. O método de Paulo Freire era coisa realmente séria.
Entre 1962 e Março de 1964, o método foi adotado por quase todos os envolvidos na prática da educação popular no Brasil, por suas características de aparente simplicidade, também pela clararealização nas praticas cotidianas do que se defendia na teoria e, sobretudo, pela defesa da necessidade da conscientização, o método surgia da procura de um instrumento adequado de atuação para os diferentes agrupamentos envolvidos na busca da construção de uma sociedade mais justa no país.
justificativa
Poucas vezes, em toda história da educação brasileira um simples “método de alfabetização”, deu margem a tanta discussão. Poucas vezes, também, um método, Vinte anos depois de sua criação, continuou a gerar experiências com a vitalidade de seus primeiros tempos. Mais que um