Relat rio de Antropologia
Universidade Federal do Paraná
Beatriz Cordeiro Soares Miranda – Nutrição 1º Período A antropologia iniciou-se a partir de três origens, britânica, estadunidense e francesa, baseada em etnologia, raça, colonização e estudos culturais. Sua forma de estudos pessoais é relacionada com a observação de vários fatores pessoais. Essa observação é bem complexa e precisa do envolvimento de observado e observador. O assunto é muito tratado no texto “Ritos Corporais Nacirema”, detalhadamente são dadas características e peculiaridades da sociedade americana, hábitos que definem o corpo humano, como beleza e saúde sendo a preocupação primitiva entre estes hábitos. Neste texto é explicado que as diferentes funções exercidas pela sociedade são consequência de algumas descrições dos ritos corporais, de economia diversificada e hierarquização da sociedade.
O texto “Você tem cultura?” de Roberto Damatta nos questiona como podemos saber o que será cultura ou não e mostra que não devemos relacionar a cultura com o nível de escolaridade de cada pessoa, e não se pode deixar o nivelamento dentro da sociedade. A cultura mostra ser um conjunto de modos em que os indivíduos se adequam para obter a capacidade de uma convivência em grupo. Esse conjunto são como tradições criadas e desenvolvidas para entendermos quando as coisas acontecerão. O ser humano tem a capacidade de mudança na cultura, ele não está preso a isso, mesmo que seja uma situação difícil, a cultura pode ser sempre atualizada. Ai que entra a antropologia, pois a cultura nos proporciona a visão de mundo, tomando como exemplo o plano biológico, ele tem uma lógica própria, mas mesmo assim as pessoas participam dela de uma maneira diferente.
Muitas vezes as pessoas usam símbolos para serem inseridas em certos contextos culturais, por exemplo, o indivíduo usa um terço, deduzimos que ele seja religioso. Este é o assunto tratado no texto de Mashal Sahlins “A preferência por comida e o tabu dos animais