CAPACIDADE DE PRODUCAO
Capacidade de Produção
Professor José Alberto
PROFESSOR JOSÉ ALBERTO
O que é Capacidade ?
O termo capacidade, mencionado isoladamente, está associado à idéia de competência, volume máximo ou quantidade máxima de “alguma coisa”. PROFESSOR JOSÉ ALBERTO
O QUE SIGNIFICA
CAPACIDADE DE PRODUÇÃO?
O termo capacidade, conforme visto, considera o volume ou a quantidade máxima em condições fixas dos ativos ou instalações. Embora estas medidas possam ser úteis, e freqüentemente utilizadas pelos gestores de produção, é necessário também se conhecer a capacidade sob seu aspecto dinâmico. Para isto, deve ser adicionada a dimensão tempo a esta medida.
PROFESSOR JOSÉ ALBERTO
EXEMPLO
O cinema tem capacidade para 400 lugares, como cada seção de cinema dura cerca de duas horas, se for considerado o intervalo entre uma sessão e outra, verificar-se que o cinema pode “processar” 1.200 espectadores por dia de oito horas
(realização de três sessões).
PROFESSOR JOSÉ ALBERTO
CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
Moreira(1998) chama de capacidade a quantidade máxima de produtos e serviços que podem ser produzidos numa unidade produtiva, num dado intervalo de tempo.
Stevenson (2001) considera que a capacidade se refere a um limite superior ou teto de carga que uma unidade operacional pode suportar. A unidade operacional pode ser uma fábrica, um departamento, uma loja ou um funcionário.
PROFESSOR JOSÉ ALBERTO
CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
Slack et al (2002) definem capacidade de produção como sendo o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo que o processo pode realizar sob condições normais de operação.
Os pontos máximos convergentes das definições são representados: pela quantidade máxima que pode ser produzida por unidade produtiva ( que pode ser a empresa toda ou uma única máquina ou funcionário) em um intervalo de tempo fixo.
PROFESSOR JOSÉ ALBERTO
MEDIDAS DE CAPACIDADE
Organização
Capacidade Estática
Capacidade de