Capacidade de produção
Definição
O termo Capacidade da Produção pode ser definido como a carga máxima que uma unidade operacional é capaz de fabricar dentro de um determinado período de tempo. Para uma fábrica, pode ser a quantidade de produtos ou serviços que a empresa é capaz produzir alocando todos seus recursos disponíveis para a produção.
Contexto
Na realidade de mercado enfrentada atualmente pelas companhias, definir de maneira adequada a sua capacidade real de produção pode ser considerado um dos maiores desafios encontrados pelos gestores da área. O objetivo principal é chegar a um nível ótimo de planejamento, onde a capacidade produtiva da companhia encontre-se totalmente alinhada à demanda existente, além de manter os fatores de custos, qualidade e confiabilidade dentro do esperado pelo Planejamento Mestre da companhia e seus clientes.
Diante de variações de demanda, modificações na Capacidade da produção podem se fazer necessárias com determinada frequência de acordo com a filosofia da empresa, nesses casos geralmente os gestores utilizam artifícios capazes de ajustar sua produção para que se torne equivalente à quantidade requisitada pelo mercado, são eles:
- Utilização de horas extras:
A utilização de horas extras pode se tornar uma boa opção para variações na demanda pouco comuns, ou seja, que não acontecem com frequência. Neste caso, aumentar o custo de produção com a extensão da jornada de trabalho dos funcionários pode representar menor gasto do que investir em novas contratações, até porquê a demanda variou de maneira pontual, contratando novos funcionários a capacidade de produção iria aumentar e se tornar superior à demanda praticada pelo mercado.
- Redução da jornada de trabalho:
Reduzir a jornada de trabalho do pessoal pode ser uma opção viável em situações de queda da demanda média, onde encontramos tempo ocioso, mas existe uma expectativa de aumento em um futuro próximo. Nestes casos também são comuns a