capacidade de produção
Capacidade de Produção é o volume de bens e/ou serviços que uma empresa pode produzir durante um período de trabalho pré-determinado, muitas vezes medido por dia, meses ou anos.
Determinar o nível ótimo de produção para atender a demanda é fundamental para a eficiência e eficácia da administração da produção. O desequilíbrio entre a capacidade e a demanda pode ter consequências econômicas desastrosas para a organização. O desafio é harmonizar, em todos os níveis, o grau de capacidade produtiva com o nível de demanda a ser atendida com o menor custo possível. Para isso é fundamental o planejamento e controle da capacidade produtiva.
Exemplo:
Fabricação de automóveis
Usinas de aço Refinaria de petróleo Agropecuaria Restaurante Teatro
Vendas ao varejo
Horas de mão-de-obra Ou horas máquina Tamanho do forno Tamanho da refinaria , Número de cabeças de gado ,Número de mesas, assentos Número de poltronas
Número de m² de espaço
Número de carros fabricados por turno. Toneladas de aço por dia. Litros de combustível por dia. Nº de litros de leite por dia Nº de refeições servidas x dia Nº de entradas vendidas x apresentação Receita gerada por dia
Área de atividade Entradas
Saídas
Medidas de Capacidade a) Capacidade de Projeto (ou ideal) – representa o volume de output para o qual o equipamento foi projetado; a qual só pode ser atingida por uma instalação em condições ideais.
- Este nível de produção só pode ser mantido por apenas um curto período de tempo, como algumas horas em um dia ou alguns dias em um mês, enquanto não estarem presentes tempos gastos com manutenção e refeições entre outros.
A capacidade refere-se frequentemente a um limite superior da quantidade produzida por unidade de tempo. Duas definições de capacidade máxima são importantes: Capacidade de projeto (ou capacidade pico) e capacidade efetiva.
Bibliografia .