Relat Rio Com Crian As
1. Apresente à criança 2 quadrados de cartolina, de 20 cm x 30 cm, representando 2 pastos. Diga-lhe que uma vaca comerá um pasto e outra comerá o outro.
2. Tome algumas casinhas de papelão e vá distribuindo-as sobre os campos do seguinte modo: no 1 pasto, vá colocando as casas de papelão a partir do centro, distribuindo-as bem espeçadamente. No 2, coloque as casas bm juntas, a partir de uma esquina.
3. A cada nova casa que se vai colocando, pergunta-se à criança se as vacas terão a mesma quantidade de campo para pastar.
Respostas Prováveis:
Etapa 1 – anterior a 5 anos
A criança geralmente não se interessa pelo problema.
Etapa 2 – 5 a 7 anos
A criança acredita que a quantidade de pastos é diferente, bastando que se mova uma das casas para alterá-la. O equívoco surge, geralmente, após a colocação da 2 ou 3 casa.
Etapa 3 – por volta de 8 anos
A criança mostra segura quanto à resposta, verificando que estando juntas ou separadas as casas cobrem o mesmo espaço.
I Parte Prática – Sujeito G
Alteração da forma de uma porção de massa.
1. O aplicador apresenta ao Sujeito G uma massa de modelar e a divide ao meio com uma faca.
2. Com as duas partes faz 2 bolas iguais. O aplicador pergunta ao Sujeito G qual das bolas são maiores? O sujeito G escolhe uma das bolas que diz ser maior.
3. Em seguida, na frente da criança, enrola uma das bolas da massa transformando-a em um biscoito. O aplicador pergunta ao Sujeito G: Qual das 2 massas são maiores? A bola ou o biscoito? O Sujeito G responde: a Bola. O aplicador pergunta ao Sujeito G: Porquê? O Sujeito G responde: Por quê a bola é maior.
II Conservação de Volume
1. O aplicador pega 2 copos iguais de água e 2 bolas iguais de massa de modelar.
2. O aplicador, na frente ao Sujeito G, coloca as 2 bolas nos copos com água, na intenção que à criança perceba como sobe o nível de água. O aplicador pergunta ao Sujeito G: O que aconteceu? O