RELAT RIO CI NCIAS DO AMBIENTE
CENTRO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO
UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
PROCEDIMENTOS PARA COLETA E IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAL BOTÂNICO
Solicitante: Alecksandra
Autor do relatório: Bruno Damião Barros de Medeiros
OBJETIVOS O presente relatório tem como objetivo descrever a aula prática ministrada no dia 27 de janeiro de 2015 da disciplina Ciência do ambiente. Serão observados aspectos referentes à identificação de equipamentos, práticas sistemáticas, ecologia vegetal e morfologia. Mediante a aula em laboratório pode-se utilizar de plantas para este entendimento.
1. INTRODUÇÃO
A coleta e identificação botânica requer uma alta precisão em sua identificação taxonômica. No entanto coletânea de plantas em Instituições de pesquisa onde faz-se estudos, pode-se facilitar sua identificação e comparação entre aquela já identificada e a que esta para ser identificada e estudada.
Mantêm-se arcevo de plantas para fins acadêmicos através de um herbário onde pode-se armazenar uma grande quantidade de plantas em pouco espaço e pouco custo financeiro. O herbário é um local que serve para armazenar e conservar amostras de plantas regionais ou de outros ambientes.
“Tais amostras são tecnicamente preparadas antes de serem incorporadas ao acervo e acompanhadas por etiquetas com dados sobre o individuo coletado, localidade e ambiente onde se processou a coleta” (Brasil, 1992). Para isso, utiliza-se equipamentos e técnicas necessárias para a segurança na coleta e no transporte das amostras ate o seu local de estudo e armazenamento. Citados no seguinte relatório com seus respectivos modos de utilização. 2. EQUIPAMENTOS
Prensa de madeira com 45cm x 30cm;
Tesoura de poda;
Podão de galhos altos acoplado a um vara;
Mochila;
Envelope;
Aparelho de GPS;
Fita métrica;
Walkie Talkie;
Altímetro;
Sacos plásticos com capacidade de 40 e 60 litros;
Cordas de sisal ou