RELAT RIO BIOQU MICA 1
Relatório de Prática em laboratório – Dosagem de Glicose - Método para Determinação de Glicose. Teste enzimático, colorimétrico.
Introdução
Todo técnico em laboratório precisa da relação entre aulas teóricas e posteriormente, práticas para tornar-se um bom profissional. Estudando sobre os diferentes tipos diabetes (tipo I, II e gestacional), incluindo outros problemas relacionados taxa de glicose, fizemos a Glicose Monoreagente que é um teste enzimático colorimétrico somente para uso dianóstico in vitro. Com o objetivo de descobrir se o paciente possui algum tipo de problema relacionado aos fatores citados anteriormente ecolocar em prática aquilo que nos foi apresentado nas aulas teóricas, realizaçaõ do teste e análise dos resultados. Além de aprender a utilizar o espectrofotômetro.
Fundamento Químico
Glicose + O2 +H2O —GOD→ Ácido Glucônico + 2H2O2 2H2O2 + 4-AMP —POD→ Antipirilquinonimina + 4 H2O ROSA(λ=505nm)
GOD: glicose oxidase
POD: peroxidase
Material
Reagente 1- reagente enzimático
Reagente 2- Padrão
Espectrofotômetro ou colorímetro;
Banho maria;
Relógio ou cronômetro;
Pipetas;
Tubo de ensaio;
Biocontrol N;
Bio control P Bioclin.
Metodologia
Seguindo a bula do Biclin, marcamos 4 tubos de ensaio: B (Branco), P (Padrão), A (Amostra) e SC (Solução Controle). De acordo com a bula deveríamos utilizar 3 tubos, adicionamos um quarto tubo, sendo ele a SC utilizada em laboratório como controle de qualidade interno.O controle de qualidade interno serve, como o próprio nome já diz, para sabemos se o teste está com uma boa qualidade. Caso o valor encontrado estiver fora dos valores de referencia necessário refazer o teste. Os valores de referência desse kit são 290 (261- 319).
Pipetou-se 2ml de glicose monoreagente (reagente 1) em cada tubo de ensaio, 20µl de solução padrão no tubo de ensaio P, 20µl de C33 no tubode ensaui SC e 20µl de A34 no tubo de ensaio A. Homogeneizou-se cada solução, e colocou-se um banho maria à 37oC por 10 minutos.