Mecanismos3
636 palavras
3 páginas
- Fundamentação teóricaO mecanismo 4 barras, também chamado de quadrado articulado, é o tipo mais simples de uma cadeia fechada móvel. É composto de quatro corpos, chamados de barras, conectados por quatro articulações. Geralmente, as articulações são configurados de modo que as ligações se movem em planos paralelos.
- Funções
O mecanismo 4 barras tem fundamentalmente 3 usos, são elas:
Converter movimento pendular em rotacional;
Amplificar ou reduzir o movimento, o deslocamento ou a força;
Transformar o movimento rotacional em oscilante.
- Aplicações
Pode-se aplicar o quadrilátero articulado quando se deseja um projeto de baixo custo e quando há uma necessidade de transformação ou controle do movimento (como citado previamente). Algumas aplicações práticas do 4 barras são vistas em suspensões, pedal de máquinas de costura, mecanismo de ajuste do banco do carro, guindastes, carrinhos ferroviários, articulações de portas, braços mecânicos e em limpa vidros de automóveis.
- Nomenclatura
Barra 1: Suporte - Geralmente estacionário. Barra 2: Manivela: - Geralmente é a peça acionadora. Pode girar ou oscilar; - Se ela gira, transforma movimento de rotação em oscilação; - Se ela oscila, multiplica o movimento de oscilação. Barra 3: Biela - Transmite movimento. Barra 4: Geralmente é a peça acionada. Gira ou oscila.
: ângulo de entrada.
Z: Linha imaginária que serve para dar semelhança entre os triângulos.
: ângulo de saída.
: ângulo de transmissão .
: ângulo da barra 3.
φ ,α: ângulos auxiliares.
Pontos mortos: Ocorre quando há duas barras alinhadas. Nos pontos mortos é onde o mecanismo pode travar, para evitar o travamento é utilizado volantes e contrapesos.
- 4 barras pela lei dos cossenos
Para encontrar ângulos e medidas de cada barra pela lei dos cossenos é necessário definir uma linha imaginária “Z”, utilizada para que se criem dois triângulos semelhantes.
Igualando as duas equações o resultado