Relat rio Aula 06
Secretaria de Educação à Distância – SEDIS
Curso de Graduação em Ciências
Biológicas Licenciatura Plena
Disciplina: Medidas e Transformações Químicas
RELATÓRIO AULA 06
EVIDÊNCIAS DA OCORRÊNCIA DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E REJEITOS QUÍMICOS
Alunos:
Amanda Pereira Franco - 2012013248
Lidiane Medeiros – 2012015028
Tatiana Aparecida da Silva - 2012016007
Caicó/RN
Introdução
Uma transformação química é mais fundamental que uma transformação física, pois nela a substância ou matéria é destruída e outra ou outras novas são formadas. Em nosso dia-a-dia é comum misturarmos diferentes substâncias. Ao cozinhar, por exemplo, estamos misturando diferentes ingredientes para obter um resultado final diferente do inicial e irreversível, ou seja, mudamos a natureza íntima dos ingredientes para formar outras substâncias. Na química ocorre o mesmo com as moléculas. Quando não há mudança na natureza íntima da matéria, não há reação química. No caso de não serem reações químicas, os compostos formados por diferentes moléculas que não reagem são apenas misturas, que é a reunião de várias substâncias sem que haja reação, ou seja, elas interagem, mas não se transformam. Quando o aglomerado de moléculas forma apenas uma mistura não há indícios de reação química.
O termo fenômeno expressa para a química qualquer transformação sofrida pela matéria, alterando ou não a sua identidade. Assim, qualquer acontecimento pode ser compreendido como um fenômeno, e não apenas eventos extraordinários, conforme se subtende esse termo cotidianamente.
Um fenômeno químico altera a composição da matéria, ou seja, a sua composição. É toda e qualquer transformação sofrida por um material de modo que haja alteração de sua constituição interna, não sendo possível a sua recuperação por processos elementares. Como exemplos estão às combustões e a oxidação dos metais.
Entretanto, laboratorialmente nem sempre é fácil a visualização da ocorrência de