Relat Rio 2
Alunas : Isabella Domingos e Thaís Soares
Professora: Rita Flávia
Data: 09/04
INTRODUÇÃO
O fenômeno pelo qual uma ou mais substâncias são transformadas em outra(s) é chamado de reação química. São fenômenos que ocorrem aos milhares em diversas situações e condições ao nosso redor. Cada reação química exige condições próprias que devem ser satisfeitas para que ela ocorra. Uma condição comum a todas as reações químicas é que, sendo responsáveis pela transformação da matéria, todas obedecem ao princípio da conservação das massas. É possível identificar algumas substâncias através de reações que produzem efeitos macroscópicos visíveis (mudança de cor, formação de precipitado, formação de gás) ou percebidos pelo olfato.
OBJETIVO
Com o trabalho prático realizado, esperava-se obter conhecimento das mais comuns reações químicas e fazer a comprovação da ocorrência e suas caracterizações.
PARTE EXPERIMENTAL
No procedimento I foi utilizado cloreto de potássio (KClO3), que foi colocado em um tubo de ensaio e misturado com MnO2(utilizado como catalisador da reação). Em seguida o tubo foi aquecido e, após isso um palito em brasa foi utilizado para verificar a produção de gás na reação. Houve uma espera até o tubo esfriar e assim, 5,0 mL de água destilada foram adicionados e o sistema ficou em repouso. Após a formação de uma solução límpida e incolor, esta foi transferida para outro tubo de ensaio e houve adição de nitrato de prata 0,5 mol/L à solução.
No procedimento II uma fita de magnésio de cerca de 2 cm de comprimento, segurada com o auxilio de uma pinça metálica foi levada à chama de um bico de gás. Assim que se iniciou a reação, o conjunto da chama foi afastado da chama mantendo-o ao ar sob um vidro de relógio de modo a recolher o pó formado. Ao pó recolhido, foram adicionados fenolftaleína e água.
No procedimento III em um béquer de 1L de