Relas
CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
LABORATÓRIO DE INSTRUMENTACÃO, ELETRÔNICA E CONTROLE
Experimento 3: Medição de Temperatura: Módulo de Peltier
Disciplina: Instrumentação Eletrônica
Professor: José Sérgio da Rocha da Rocha Neto
Aluno: Newton Sávio S. M. da Fonsêca
Matrícula: 113111603
Agosto de 2013.
Sumário
1 Introdução
Este experimento objetiva observar o estudo e caracterização do atuador módulo de Peltier, um atuador térmico, determinar sua curva característica e encontrar suas constantes de tempo de descida para os modos de aquecimento e resfriamento.
2 Materiais e Métodos
Para realizar a caracterização do modulo de Peltier, foi utilizada a plataforma experimental disponibilizada pelo Laboratório de Instrumentação e Controle (LIEC), composta por sensores de temperatura LM35, um modulo de Peltier e circuitos condicionadores de sinal. Os dados referentes ao experimento foram obtidos e analisados com o auxílio do software LabVIEW. Nos tópicos subsequentes, serão descritos o sensor LM35, o modulo de Peltier, assim como suas aplicações.
2.1 Sensor de temperatura LM35
O sensor LM35 é um sensor de precisão, fabricado pela National Semiconductor (www.national.com), que apresenta uma saída de tensão linear relativa à temperatura em que ele se encontrar no momento em que for alimentado por uma tensão de 4-20Vdc e GND, tendo em sua saída um sinal de 10mV para cada Grau Celsius de temperatura, sendo assim, apresenta uma boa vantagem com relação aos demais sensores de temperatura calibrados em “KELVIN”, não necessitando nenhuma subtração de variáveis para que se obtenha uma escala de temperatura em Graus Celsius.
O LM35 não necessita de qualquer calibração externa ou “trimming” para fornecer com exatidão, valores temperatura com variações de