Portos do Brasil
1) Porto de santos (são Paulo)
2) Porto de Paranaguá (Paraná)
3) Porto de Rio Grande (Rio grande do sul)
4) Porto de Angra dos Reis (Rio de Janeiro)
5) Porto de Manaus (Amazonas)
O Porto de Santos.
O maior porto do Hemisfério Sul,Santos possui hoje o maior porto do hemisfério sul, tanto em movimentação de cargas, quanto em infraestrutura, atendendo principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, além de países do MERCOSUL - ou seja, uma área que concentra 55% do PIB, 49% da produção nacional e 45% dos consumidores brasileiros.
Os investimentos que estão sendo aplicados no porto pela iniciativa privada aliados aos investimentos para a redução do chamado "custo Brasil" garantem a posição de hub-port (porto concentrador) para a região sudeste e todo o Cone Sul. O processo de modernização, iniciado em 1993 e ainda em curso, qualificou 150 empresas operadoras, desestatizando e agilizando a movimentação de cargas.
Santos concentra 26,5% do comércio exterior.
A CODESP pré-qualificou cerca de 150 operadores portuários (empresas privadas que passam a executar as atividades de embarque e descarga), desmonopolizando a prestação de serviços operacionais. Hoje, quase que a totalidade dos serviços no porto são executados pela iniciativa privada, consolidando o processo de modernização e dando a noção exata de que em Santos a operação portuária está sendo modernizada em ritmo acelerado, adequando-se aos novos ditames do comércio internacional.
O Porto de Paranaguá.
É um porto brasileiro que está localizado no estado do Paraná, na cidade de Paranaguá. É o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil, com destaque para a soja em grão e o farelo de soja. No ano de 2007, o Porto de Paranaguá, movimentou 38,5 milhões de toneladas e gerou uma receita cambial de US$ 11,8 bilhões. O porto está aberto a turistas, estudantes e empresários.
O Porto de Paranaguá é o quarto maior porto do