relacoes
Unidade 1 – A Psicologia e as Relações Humanas
1. A PSICOLOGIA E A CONSTITUIÇÃO DO INDIVÍDUO
O ser humano é complexo e estudá-lo no convívio e no processo de grupo é fundamental, pois o indivíduo pertence à sociedade, influencia e é influenciado pela cultura dessa sociedade.
Bem, antes de iniciarmos o nosso conteúdo, quero convidá-lo para realizar uma retrospectiva da sua vida. É fácil! Reflita sobre as questões que vou propor! Existem diferenças no seu comportamento quando está só e quando está em grupo? Você se lembra do seu primeiro grupo de amigos? Você consegue identificar aspectos que facilitam e que dificultam o convívio em grupos? Aliás, o que é mesmo um grupo? E que tipos de grupos existem em nosso convívio?
Acreditamos que esse pensar sobre grupos que você realizou até aqui vai contribuir na sua participação nesta webaula. Vamos adiante!
As pessoas são diferentes, únicas, com valores e crenças muito pessoais, apesar de alguns valores serem compartilhados por grupos pertencentes a determinada cultura. Alguns costumes e hábitos caracterizam os grupos e identificam nossa cultura. Um ponto fundamental nesse contexto é que convivemos com grupos diariamente.
2. PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO
Vamos conhecer mais sobre a formação da personalidade? As características e traços de personalidade nos conferem uma identidade que é constituída por fatores genéticos e hereditários. Recebemos influências do meio em que vivemos, que, por sua vez, influencia na subjetividade, ou seja, na construção do mundo interno a partir da percepção do mundo externo.
De acordo com Pervin e John (2004, p. 23), a “[...] personalidade representa aquelas características da pessoa que expressam padrões de sentimentos, pensamentos e comportamentos”.
Saiba mais
Na concepção de alguns autores, “[...] as pessoas funcionam como um todo organizado, e é à luz dessa organização que devemos compreendê-las” (PERVIN; JOHN, 2004, p. 23).
A personalidade não é a simples soma ou