Barroco Brasileiro
A talha era uma das técnicas usadas na escultura e na arquitetura Barroca. Trata-se de uma técnica de esculpir a madeira e depois revesti-la com película de ouro. Associada à talha está o retábulo que pode ser definido como um trabalho de arquitetura em pedra ou madeira com valores na parte posterior do altar, em que representa qualquer motivo religioso num painel ou quadro que decora um altar.
Suas principais características são coroamento encimado por grande composição escultórica, com motivos florais, figuras de anjos, espirais, a talha se combina com a pintura, em fim, formas que sugerem movimento e quebram a monotonia das linhas retas.
Os principais artistas dessa época foram: Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814) e Manoel da Costa Ataíde (1762-1830).
Além de arquiteto e decorador de igrejas, Antonio Francisco Lisboa foi escultor. Existem inúmeras obras suas em museus e igrejas, principalmente de Ouro preto. Mas é a cidade de congonhas do campo que abriga seu mais importante conjunto escultórico.
Esse Santuário é constituído por uma igreja em cujo adro estão esculturas de pedra-sabão de doze profetas: Isaias, Jeremias, Baruque, Ezequiel,Daniel, Oséias, Jonas, Joel, Abdias, Habacuque, Amós e Naum. Cada um deles está numa posição diferente fazendo gestos que se coordenam.
O resultado disso é muito interessante, pois o observador tem a forte impressão de que as figuras de pedra estão se movendo, gesticulando e