Relacoes publicas e densevolvimento
INTRODUÇÃO
Toda empresa precisa manter um relacionamento construtivo com os diversos públicos de seu negócio. Um público, segundo Kotler e Keller (2006, p.593), “é qualquer grupo que tenha um interesse real ou potencial na empresa, ou que possa ter impacto em sua capacidade de atingir seus objetivos”. O consumidor não é o único público que a empresa deve ter atenção. Os fornecedores, os revendedores, os potenciais clientes e a sociedade em geral também podem interferir, positiva ou negativamente, na condução dos negócios da empresa.
A preocupação da sociedade com as questões sociais, o desgaste da propaganda e a falta de inovação nas mensagens publicitárias vêm, aceleradamente, dando espaço para a utilização da ferramenta relações públicas na empresa, relatam Zenone e Buairide (2005).
É importante destacar que o papel das relações públicas na comunicação organizacional é diferente do exercido pela propaganda. Paul Homes, editor da revista Inside PR, citado por Zenone e Buairide (2005, p.54), afirma: “enquanto a propaganda é uma importante ferramenta de comunicação, relações públicas é muito mais que isso, é uma caixa de ferramentas, um processo, talvez até mesmo uma maneira de pensar”. Conforme Kotler e Keller (2006), podemos conceituar relações públicas como uma série de programas elaborados para promover ou proteger a imagem da empresa ou de seus productos. Em outras palavras, é a administração da reputação, da imagem da empresa perante seus diversos públicos.
1. PERGUNTA DE PARTIDA
Sendo Relações Públicas ferramenta de comunicação qual é o seu real papel na comunicação organizacional?
OBJECTIVO GERAL
O sucesso da empresa, cada vez mais, está condicionado à sua capacidade de gerar para si atenção positiva, acções de apoio e boa vontade de todos os segmentos dos públicos com os quais interage. É aí que entra a actividade de relações públicas. Ela busca atingir esses objetivos pela actuação baseada na visão macro das