Relacionamento Interpessoal
Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade. O relacionamento interpessoal implica uma relação social, ou seja, um conjunto de normas comportamentais que orientam as interações entre membros de uma sociedade. Quais são os tipos de relacionamentos interpessoais?
Pessoal
Profissional
Familiar
Afetivo
Cada qual com suas próprias características e aplicações que lhe são peculiares. Temos os fatores de confiança: Histórico, Competência, Integridade. Tolerância, afetividade e resultado esperado são os demais componentes do relacionamento.
A dosagem e disposição de cada um desses componentes é que difere os tipos de relacionamentos. Ou seja, quanto tem de cada um, que proporção e conexão entre eles é que diferencia os relacionamentos. Assim, a confiança, a tolerância, a afetividade e o resultado esperado de cada tipo de relacionamento são diferentes.
Exemplificando: no relacionamento profissional, prevalece o resultado esperado como fator predominante. Já no relacionamento familiar, prevalece a tolerância. No relacionamento pessoal, a confiança e no afetivo a afetividade prevalece. Caso isso não ocorra, o relacionamento entra em processo de degradação.
Todos os relacionamentos tem todos os componentes, o que os diferencia é a proporção entre eles. Além disso, temos os níveis, que vão desde a discórdia, até a sincronicidade, perpassando pelo equilíbrio entre ambos. A Família: Segundo a sociologia, a importância da família para a formação individual é ainda mais complexa: é no ambiente familiar que aprendemos certos hábitos, costumes e valores que definirão nossas escolhas durante a vida adulta. Os seres humanos nascem com parte de sua personalidade formada,