Rela Mec fluidos
Introdução:
Perda de carga é a energia perdida pela unidade de peso do fluido, quando este escoa num tubo ou canal, devido à fricção das partículas do fluido entre si e contras as paredes da tubulação que os contenha.
A perda de carga estudada em laboratório foi a localizada. Usualmente, as canalizações apresentam peças especiais (válvulas, registros, medidores de vazão etc) e conexões (ampliações, reduções, curvas, cotovelos, tês etc) que pela sua forma geométrica e disposição elevam a turbulência, resultando em perdas de carga.
As perdas de carga localizadas ou acidentais são expressas como uma fração ou um múltiplo da chamada "altura de velocidade".
Método Utilizado de Pesquisa:
Equipamentos utilizados para medição: Régua e hidrômetro
Elementos Utilizados: água.
Medimos suas alturas e o volume de água em um determinado tempo.
Em posse das alturas relativas aos níveis em que a água se encontrava, conseguimos calcular a pressão nesses dois pontos.
Dados e resultado
Para realização dos cálculos utilizamos a seguinte fórmula. , a calcular para cada obstáculo, no caso, igual a 20.
Sendo: l= Extensão da tubulação
K= Rugosidade Relativa
U= velocidade média do fluxo g= gravidade
Com os dados coletados, achamos a velocidade através da seguinte fórmula:
Sendo:
Q= Vazão v= Volume t= Tempo v – m³ t – s
Q – m³/s
0,001
36,48
2,74.(10 ^ -5)
Então calculamos a velocidade:
, dado D=1/2”
Sendo:
Q= Vazão
D= Diâmetro da tubulação
U= Velocidade
Q – m³/s D – m
U – m/s
2,74.(10 ^ -5)
3,14
0,0127
0,216
Em posse dos valores de Q e U, calculamos K, na primeira fórmula apresentada, lembrando-se de calcular para cada obstáculo, no caso, igual a 20.
– m
U – m/s
2g – m/s² k 0,25
20K
0,216^2
20
5,35