RELA ES DE G NERO SEXUALIDADE SA DE E DOEN A
RA 3014201279
RELAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE, SAÚDE E DOENÇA.
Para iniciar a reflexão sobre o assunto estudado, vale relembrar as diferenças entre sexo e gênero. O primeiro diz respeito às características biológicas do nascimento, porém imutáveis, já o gênero, termo instituído nos anos de 1980, que é influenciado pelo contexto sociocultural estabelecido às pessoas no passar dos tempos e que são possivelmente mutáveis no decorrer da história (TORRES, BARROSO, BESERRA, 2007).
Tal termo surgiu devido a luta das mulheres em busca de igualdade tanto de direitos e deveres com os homens. Podemos observar grandes avanços na evolução, hoje as mulheres possuem direito ao voto, ocupam a maior percentual dentro das universidades e ocupam lugares nas empresas em cargos que antigamente eram apenas exercidos por indivíduos do sexo masculino. Apesar dos grandes, ainda sabemos, que o preconceito ainda ocorre, pois sabemos que a mulher devido as origens biológicas é responsável pela geração e criação dos filhos, e muitas empresas no momento da contratação, dão preferencia aos homens devido, essa responsabilidade estar intimamente relacionada apenas ao instinto materno, situação que deveria ser mudada, pois a responsabilidade e a vontade e responsabilidade de crescimento, não se distingue ao sexo.
Além da situação supracitada, outro tema chama muito atenção, é a responsabilidade que a mulher carrega com os cuidados pela saúde, não que isso seja desnecessário – em todos os sentidos prevenir, sempre é melhor que remediar, mas que a mesma responsabilidade deveria ocorrer com o homem. Anualmente mulheres que possuem atividade sexual ativa, são incentivadas e estimuladas a realizarem os exames periódicos, como citologia oncótica, mamografia e entre outros.
Sabemos que as doenças transmissíveis não acometem apenas as mulheres, e muitas vezes quando essas descobrem que possuem algum tipo de doença, como por exemplo, o HPV ficam receosas com medo do que o parceiro