Hist Rico Da Orat Ria
A ciência da oratória não surgiu na Grécia, mas os gregos foram os verdadeiros amantes da palavra, apreciaram a eloquencia natural mais do que qualquer outro povo antigo. Isto é comprovado pelos brilhantes discursos registrados nas paginas da Ilíada, além disto, se não bastasse temos as empolgantes palavras dos comandantes militares dirigidas as suas tropas antecedendo o combate. Por outra, os próprios soldados mortos durante a guerra eram logo homenageados com solenes discursos funebres.
Na grécia antiga a oratória era vista como um dom seriam poucos os escolhidos para receberem tal graça divina.
O primeiro orador no estrito senso da palavra, foi Solon, depois dele surgiram outros cujos principais nomes foram: Temístocles, Péricles, Alcebíades, Clísias e Terâmenes. A oratória, enquanto possuidora de princípios normativos, teve seu início, na Silícia, no ano 400 AC, aproximadamente. Quem lhe deu a forma de ensino foi Corax e seu discípulo Tísias.
Corax é chamado o fundador da retórica, por Aristóteles; Ele e Tísias escreveram um tratado, muito citado pordiversos autores, cuja finalidade era orientar os advogados ao uso da palavra nos tribunais. Corax, dividiu o discurso em 5 partes: O exórdio (primeira parte de um discurso oratório), a narração, aargumentação, a digressão(desvio ou distração do assunto, para outro diferente daquele de que se trata) e o epílogo (conclusão do discurso).
Foi na Grécia, e mais precisamente em Atenas onde a oratória adquiriu grande desenvolvimento. Apesar de inúmeros grandes oradores, dois se destacam:
Isócrates, chamado de o Pai da Oratória, porque foi o primeiro a escrever discursos, que serviam de modelo a seus discípulos. Foi ele que implantou a Retórica no curriculo escolar de Atenas.
Demóstenes, o maior orador da grécia, ninguém oo suplantou em sua capacidade de arrebatar os sentimentos de seus ouvintes. Seus disursos serviam para formar outros grandes oradores, que procuraram imitar sua assombrosa variedade