REL GIO DE IODO
CAROLINE SILVA PEREIRA
MORGANA VITOR ROCHA
CINÉTICA QUÍMICA – RELÓGIO DE IODO
Penedo – AL
2015
CAROLINE SILVA PEREIRA
MORGANA VITOR ROCHA
CINÉTICA QUÍMICA – RELÓGIO DE IODO
Relatório apresentado ao Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, da matéria de Química Aplicada, como parte das exigências para a obtenção de nota.
Professora: Edriane Teixeira
Penedo – AL
2015
1. INTRODUÇÃO
A cinética química é o estudo da velocidade das reações químicas. O objetivo dela é de modificar o tempo das reações químicas, tornando-as mais lentas ou mais rápidas. A velocidade de uma reação química é influenciada diretamente pela temperatura (com o aumento da temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas que as fazem colidir), superfície de contato, pressão (aumentando a interação das moléculas), concentração, presença de luz, catalisador (que permite que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação) e inibidores.
A reação do relógio de iodo ou reação de Landolt foi descoberta pelo químico suíço Hans Heinrich Landolt e é muito utilizada para análises de cinética química. A partir dela, pode-se observar a influência da concentração das soluções é diretamente relacionada a velocidade das reações A concentração é a relação da quantidade de soluto numa determinada solução. Quanto maior a concentração, maior o número de moléculas do reagente, o que faz aumentar a colisão entre eles, tornando a reação química bem mais rápida. Faz-se várias soluções de concentrações diferentes e verifica-se a velocidade de cada reação.
A reação de Landolt consiste na mistura de duas soluções transparentes que, ao final da reação, apresentam uma cor azulada podendo assim ser medida a velocidade de reação.
2. OBJETIVO
Verificar, a partir de dados experimentais, a relação entre as concentrações dos reagentes e a velocidade da reação química.