REINTEGRAÇÃO DE POSSE - MODELO
CAIO, filiação, nacionalidade, naturalidade, estado civil, profissão, portador do RG ..., inscrito no CPF sob o nº ..., residente e domiciliado à Rua ..., n. ..., complemento ..., Bairro ..., CEP ..., na Cidade de Belém, no Estado do Pará, vem, por seu advogado (instrumento de mandato acostado – doc. 1), tempestivamente, à presença de Vossa Excelência propor AÇÃO REINTEGRAÇÃO DE POSSE, pelo rito especial, com fulcro nos artigos: 926 e seguintes do Código de Processo Civil e 1.210 do Código Civil, tempestivamente, em face de MÉVIO, filiação, nacionalidade, naturalidade, estado civil, profissão, portador do RG ..., inscrito no CPF sob o n. ..., residente e domiciliado à Rua ..., n. ..., complemento ..., Bairro ..., CEP ..., na Cidade de ..., no Estado de ..., pelas seguintes razões fáticas e fundamentos de direitos aduzidos:
DOS FATOS O autor é possuidor e proprietário de um terreno na cidade de Belém/PA, conforme escritura pública de compra e venda (documento anexo - doc. 2), com área total de ... m², e área superficial de ... m², matriculado sob o n. ..., às folhas ..., do Livro n. ..., do Cartório de Registro de Imóveis de ..., a Zona de ..., tendo a posse justa do bem. O imóvel faz divisa com a fazenda de propriedade do Réu, criador de gado leiteiro.
O Réu, aproveitando-se que Autor está indo poucas vezes à fazenda desloca a cerca de sua propriedade de lugar, a fim de aumentar a área de pastagem da sua criação de gado, mantendo-a nessa posição, sem qualquer autorização. O Autor somente é notificado do ocorrido uma semana depois do ato, através de seu caseiro.
Deste modo, não resta ao Autor outro meio de satisfazer seu direito senão a via judicial para que de fato possa exercer seu direito de possuidor sobre a área que lhe cabe.
No interesse de reaver sua propriedade, a ser restituído do esbulho, o possuidor tem