Reino vegetal
Não obstante, vale lembrar que a fotossíntese é processo pelo qual as plantas absorvem energia solar para produzirem sua própria energia. Isto ocorre através da ação da clorofila (pigmento associado à coloração verde das plantas) existente em seus cloroplastos.
Com efeito, devemos salientar que as plantas são a base da cadeia alimentar, denominadas “produtores”, ou seja, o grupo responsáveis pela nutrição de diversos organismos (consumidores), o que indica que sem a existência desses seres autótrofos, a vida na terra seria impossível.
Estrutura das Plantas
No tocante à sua estrutura, basicamente as plantas são formadas pela raiz (fixação e alimentação), caule (sustentação e transporte de nutrientes), folhas (fotossíntese), flores (reprodução) e frutos (proteção das sementes).
Algumas plantas possuem sementes, flores, e frutos, chamadas de "Plantas Fanerógamas" denominadas de angiosperma e gimnospermas; enquanto que os vegetais que não produzem sementes, flores e frutos são chamadas de "Criptógamos", a saber, as briófitas e as pteridófitas.
Características do Reino Vegetal
Eucariontes (núcleo organizado)
Autótrofos (produzem o próprio alimento)
Fotossintetizantes (produção da fotossíntese)
Pluricelulares (multicelulares)
Células formada por vacúolos, cloroplastos e celulose
Filos do Reino Vegetal
O filo vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) uma vez que possuem vasos condutores de seiva, e as plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos.
Briófitas
São plantas de pequeno porte que