Equilibrio quimico
RESULTADOS E DISCUSSÕES DO EXPERIMENTO 7 – EQUILÍBRIO QUÍMICO
Parte A
Após o preparo das soluções, o resultado nos 4 tubos de ensaio foi o seguinte:
Imagem 1
O Tubo I é o tubo padrão, e a reação que ocorreu será descrita abaixo:
FeCl3 (aq) + 3 NH4SCN (aq) ⇌ Fe(SCN)3 (aq) + 3 NH3 (aq) + 3 HCl (aq)
Fe(SCN)3 (aq) + 3 NH3 (aq) + 3 HCl (aq) ⇌ Fe(SCN)3 (aq) + 3 NH4+ (aq) + 3 Cl- (aq)
FeC l3 (aq) + 3 NH4SCN (aq) ⇌ Fe(SCN)3 (aq) + 3 NH4+ (aq) + 3 Cl- (aq)
A coloração avermelhada é devido a presença do Fe(SCN)3, e isso irá servir como uma base para as explicações da coloração dos outros tubos de ensaio.
A constante de equilíbrio da reação será:
A explicação para a mudança de coloração dos tubos de ensaio são explicadas por Le Châtelier, onde diz que se um sistema em equilíbrio é perturbado por uma variação de temperatura, pressão ou concentração de um dos componentes, o sistema deslocara sua posição de equilíbrio de tal forma a neutralizar o efeito do distúrbio.
Ao Tubo II foi adicionado 2 mL de solução de cloreto de ferro III, como a constante de equilíbrio é um número constante, como o próprio nome já diz, não pode mudar. Então como a concentração de FeCl3 aumentou, o NH4SCN deve ser consumido e o equilíbrio vai para a direita formando mais Fe(SCN)3, portanto a solução fica mais escura.
Ao Tubo III foi adicionado uma ponta de espátula de tiocianato de amônio, analisando novamente a equação da constante de equilíbrio da reação, vemos que aumenta a concentração de tiocianato, então FeCl3 deve ser consumido, e o equilíbrio desloca novamente para a direita, resultando em uma solução mais escura pela formação do Fe(SCN)3.
Ao Tubo IV foi adicionado um pouco de cloreto de amônio, olhando para a equação da constante, o que aumentou agora foi a concentração de um dos produtos, no caso NH4Cl, em função desse acréscimo, haverá o consumo de ), e o equilíbrio se deslocara para a esquerda. Com o consumo