Reino Protista
Características:
São eucariontes (possuem membrana nuclear).
Apresentam organelas especializadas (estruturas citoplasmaticas especializadas na realização de determinadas funções vitais para as células).
Não formam tecidos verdadeiros.
Vivem nos mais variados ambientes.
ALGAS
Crisófitas: conhecidas como algas douradas, unicelulares, apresentam a clorofila e a fucoxantina (cor castanha), carotenos e xantofilas como pigmentos, que da o aspecto dourado. Algumas têm flagelos para a locomoção. Podem se reproduzir de forma assexuada. Essa alga compõe grande parte do fitoplâncton, sendo a base da cadeia alimentar aquática. Fazem fotossíntese (autótrofas) e produzem grande parte do oxigênio do planeta.
Possuem parede celular, formando carapaça.
Dependem de umidade
Pirrófitas: cor de fogo. As pirrófitas têm três tipos de pigmentos: caritenos, peridina e xantofilas, que em conjunto fornecem uma cor avermelhada. São unicelulares, aquáticas, apresentam flagelos para a locomoção e carapaça. Elas fazem parte do fitoplâncton e podem habitar tanto em água doce como em água salgada. A grande maioria é autótrofa. Produzem uma substancia chamada domoico, que quando liberada inibe o desenvolvimento de outras espécies (amensalismo).
Euglenófitas: são algas unicelulares cujo pigmento é a clorofila (verde). Reproduzem-se de duas maneiras: assexuada, por bipartição, e sexuada (ainda é desconhecida). Apresentam um vacúolo contrátil, estigma fotossensível que as dirige em direção a luz. Não possuem parede celular, apenas uma película, na qual facilita sua mudança de forma. Seu principal representante é o euglena.
Clorófitas: conhecidas como algas verdes, presentes no meio marinho, águas doces e em ambientes úmidos, podendo ocorrer em troncos. Contêm parede celular, podendo se unicelulares e viver em colônias, mas também podem ser multicelulares, com pouca diferenciação de suas células. Reproduzem-se de forma assexuada, por bipartição e fragmentação,