Reino Protista
Protista
Protista é um grupo diverso de micro-organismos eucariontes unicelulares. Historicamente era tratado como um reino, que incluía a maioria dos organismos unicelulares que não se encaixam em nenhum dos outros dois reinos, Animalia e Plantae. Possui cerca de 20 mil espécies, sendo um grupo diversificado, heterogêneo, que evoluiu a partir de algas unicelulares. Em alguns casos essa origem torna-se bem clara, como no grupo de flagelados. Há registros fósseis de protozoários com carapaças (foraminíferos), que viveram há mais de 1,5 bilhão de anos, na Era Proterozóica. Grandes extensões do fundo dos mares apresentam espessas camadas de depósitos de carapaças de certas espécies de radiolários e foraminíferos.
Caracteristicas:
Podem ser autótrofos (do grego: "autos", por si mesmo + "trophé", nutrição; literalmente "seres que alimentam a si mesmos"), ou seja, protistas que possuem clorofila e fazem a fotossíntese; no entanto, existem também outros protistas que são heterótrofos, ou seja, incapazes de fazer fotossíntese e que se alimentam de matéria orgânica. Protistas autótrofos constituem a maior parte do plâncton marinho e dulcícula, são os mais importantes produtores nesses ecossistemas aquáticos.
Reprodução:
Os representantes do reino protista se reproduzem através de bipartição, também conhecida como cissiparidade ou divisão binária, num processo de reprodução assexuada. Assim como nasbactérias, a célula cresce, têm seu núcleo dividido em dois, pela mitose, depois o resto da célula se divide, originando duas células genéticamente idênticas.
Classificação:
Os protozoários podem ser classificados de acordo com seu modo de locomoção:
Rizópodes (Filo Rhizopoda): locomoção por pseudópodes;
Ciliados (Filo Ciliophora): locomoção através de cílios;
Flagelados: locomoção através de flagelos;
Esporozoários (ou apicomplexos): não têm sistema de locomoção;
Thomas Cavalier-Smith propôs o Reino Chromista, uma