reino mamíferos
- Tem glândulas mamárias.
- Corpo total ou parcialmente coberto por pelos.
- Dentes diferenciados ( incisivos, caninos, pré - molares e molares).
- Variação de massa corpórea e tamanho.
- Presentes em todos os lugares.
- Sistema digestório praticamente igual entre todos os mamíferos. Tudo digestório : boca - faringe - esofago - estomago - intestino delgado - grosso e anus.
- TODOS os mamíferos respiram por pulmões, até mesmo os aquáticos.
- Coração dividido em quatro câmaras : dois átrios e dois ventrículos separados. Circulação é dupla, semelhante ao das aves.
- Sistema excretor é composto por um par de rins, que eliminam a urina.
- A diferença entre macho e fêmea é aparente
- A fecundação é interna
- O desenvolvimento embrionário varia entre os mamíferos. Essa é a diferença entre os 3 grupos que se divide a classe.
- São 13 ordens : MONOTREMOS - São os mamíferos mais primitivos. Como representantes desta ordem, temos o ornitorrinco e a équidna, encontrados na Austrália, Nova Zelândia e ilhas próximas. Os monotremos são os únicos mamíferos ovíparos. Eles possuem bico e suas patas são semelhantes às patas do pato. As glândulas mamárias da fêmea não possuem mamilos. Assim, o filhote se alimentado leite que escorre pelos pêlos da mãe. Na fase adulta, estes animais comem uma grande quantidade de minhocas.
MARSUPIAIS - As fêmeas destes mamíferos possuem uma bolsa no ventre, conhecida como marsúpio, onde estão os mamilos. Os filhotes de marsupiais nascem num estágio muito precoce, com aproximadamente 5 cm. Depois do nascimento, eles se encaminham para a bolsa (marsúpio) da mãe, onde se alimentam e completam o seu desenvolvimento. Como exemplo, temos o canguru, encontrado na Austrália; o coala, que vive na Austrália e também em regiões da Ásia; o gambá e a cuíca, que vivem no continente americano, inclusive no Brasil.
EDENATOS - São mamíferos que possuem dentes reduzidos, desprovidos de raiz e esmalte. Esta ordem