reino fungi reprodução
Os fungos são organismos eucariontes, aclorofilados, heterótroficos e que podem ser reproduzir pela formação de esporos (são as estruturas reprodutivas dos fungos) que são formadas sexuada e assexuadamente. Os esporos tem a sua produção em remificações especializadas, tecidos do talo ou hifa (chamados esporóforos). Esporos são unicelulares, porém há espécies que podem ser divididas por septos, que forma células. Os esporos podem ser móveis (zoósporos) ou imóveis. Esporos móveis ocorrem em fungos aquáticos. Fungos terrestres produzem esporos imóveis, que são transportados pelo vento. As células sexuais ou núcleos que estão na reprodução sexual, são chamados de gametas . Há um gametângio feminino e masculino (gameta masculino é o espermatozoide, e gameta feminino é o ovulo) feminino é denominado como oogônio ou ascogônio e o masculino anterídio.O ciclo assexual é o mais comum entre os fungos pois pode ser repetida frequentemente entre a estação de crescimento, já o ciclo sexual é ocorrido apenas uma vez por ano.
• Reprodução assexuada: É muito comum entre os fungos, sua formação de esporos é por mitose, seus esporos são móveis e imóveis. Neste tipo de reprodução pode ocorrer a fragmentação do micélio, não há fusão de núcleos, apenas ocorre mitose.Seus tipos de esporos são, zoósporos, aplanosporos e canidiosporos.
• Reprodução sexuada: Tem formação de esporos especializados, como zigósporo, oscósporos e basidiósporos. É geralmente isogamica podendo ser anisogâmica ou oogâmica.É dividida em três fases distintas, Plasmogonia, cariogamia e meiose.
• Fase Plasmogamia: Fusão da hifa de dois fungos, formando a hifa dicariótica (com os núcleos de dois fungos).
• Fase Cariogamia: Fusão de dois núcleos haplóides e compatíveis, formando um núcleo diplóide.
• Fase Meiose: Qual o núcleo diplóide, ocorre uma divisão reducional para formar dois núcleos haplóides. O núcleo haplóide forma uma parede que o protege, recebendo o nome de esporo.