reino do seres vivos
Grupo: 2
Classificação dos seres vivos
Sistemática: é a área da Biologia que classifica os seres vivos de acordo com seu parentesco evolutivo.
Tem a espécie que é um conjunto semelhante entre si que se diferenciam uns dos outros por suas características exclusivas, que podem ser, anatômicas, fisiológicas comportamentais e moleculares, entre outras. As espécies próximas são agrupadas em gêneros. Os gêneros são reunidos, se tiverem algumas características em comum, formando uma família. Famílias, por sua vez, são agrupadas em uma ordem.
Ordens são reunidas em uma classe. Classes de seres vivos são reunidas em filos. E os filos são, finalmente, componentes de alguns dos cinco reinos (Monera, Protista, Fungos, Plantas e Animais).
Que veremos no próximo tópico.
Há um nível hierárquico de classificação que procura refletir as relações de parentescos são.níveis: Família, ordem, classe, filo, reino e domínio. O domínio é o mais abrangente que reflete as relações de parentesco.
Existem regras internacionais que estabelecem a forma como algumas dessas categorias devem ser escritas. O nome da espécie é constituído por duas partes, sendo, binominal. O primeiro nome corresponde ao do gênero, o segundo é conhecido por epíteto específico.
No caso da bananeira o nome científico da espécie é Musa Paradisíaca, se musa paradisíaca é o nome da espécie, o gênero é musa. O gênero musa contém outras espécies, como a banana- nanica, seu nome cientifico
é musa cavendishii, o nome cientifico de uma espécie portanto é composto pelo gênero e pelo epíteto especifico.
Biologia
Reino dos seres vivos.
Baseado nos 5 (cinco) reinos estabelecidos por Margulis e
Schwartz os vírus não são incluídos nessa proposta.
Os reinos são: monera, protista, fungos, plantas e animais.
O reino monera é representado por procariontes, como é o caso das bactérias e cianobactérias. As bactérias podem ser autótrofas ou heterótrofas, enquanto as cianobactérias são