AS CELULAS DO REINO DE SERES VIVOS
- Há muitos seres tão pequenos que só podem ser vistos com auxílio de lentes de aumento e instrumentos especiais. Foi por (isso que os primeiros cientistas (HOOKE) foram um deles)construíram os primeiros microscópios. Hooke observou fatias finas de cortiça, descobrindo na sua estrutura vários buraquinhos que ele chamou de CÉLULAS, PALAVRA QUE SIGNIFICA “PEQUENA CELA”. Na cortiça, as células estão mortas, e cada buraquinho está vazio. Mas, posteriormente, os cientistas com o uso do microscópio – 1840 – já podiam afirmar que os seres VIVOS SÃO FORMADOS DE CÉLULAS.
Seres vivos – são formados de uma ou mais células (o ser humano é formado por trilhões delas), com formatos diferentes dependendo de sua função. Ex.: células dos glóbulos vermelhos (sangue) são arredondadas para facilitar sua movimentação; as células nervosas são alongadas e têm mitos prolongamentos.
SERES PLURICELULARES E UNICELULARES
Seres humanos, animais, árvores são seres PLURICELULARES OU MULTICELULARES
Bactérias são UNICELULARES E TAMBÉM SÃO CHAMADAS DE MCROORGANISMOS OU MICRÓBIOS.
Estrutura de uma CÉLULA ANIMAL: envolvida pela MEMBRANA PLASMÁTICA QUE CIRCUNDA E DÁ OS LIMITES DA CÉLULA e controlando o que entra e o que sai. No seu interior está o NÚCLEO E DENTRO DELE O MATERIAL GENÉTICO (DNA), QUE É HERDADO DOS PAIS.
Entre a membrana e o núcleo há o CITOPLASMA (QUE PARECE UMA GELATINA), ONDE ESTÃO AS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS, cuja função é destruir invasores da célula, reparar danos e APROVEITAR A ENERGIA DA GLICOSE E OUTRROS NUTRIENTES:
Lembre:
CÉLULA ANIMAL = MEMBRANA PLASMÁTICA, NÚCLEO COM MATERIAL GENÉTICO (DNA), CITOPLASMA CONTENDO AS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS.
CÉLULA VEGETAL: MEMBRANA PLASMÁTICA, NÚCLEO NO QUAL FICA O MATERIAL GENÉTICO, CITOPLASMA CONTENDO AS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS.
Diferença entre a célula animal e a vegetal: SÃO DUAS DIFERENÇAS: NA CÉLULA VEGETAL EXISTE NO CITOPLASMA UMA